ADSense1

sábado, 13 de agosto de 2011

Os Melhores softwares IDEs Gratuitos

Print Friendly and PDF
IDE é a sigla de Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado). É uma aplicação de software que fornece ao usuário ferramentas para escrita e edição de códigos para qualquer aplicação de software, seja este um programa para rodar em um computador (IBM PC, MAC, Sum, etc..), uma aplicação projetada para a web, ou uma aplicação embarcada que será carregada na memória flash do sistema alvo (microcontrolador, por exemplo). 

As funcionalidades básicas compartilhadas pela maioria dos IDEs, são as seguintes:

  • Um editor de texto/código;
  • Um compilador ou interpretador (dependendo especificamente da linguagem de programação) capaz de transformar o código fonte em código de máquina que poderá, portanto, ser executado;
  • Ferramentas de automação capazes de automatizar operações usualmente realizadas pelo usuário;
  • Um Debugger para depurar, validar e verificar o correto funcionamento da aplicação nas suas especificidades.
Eclipse (www.eclipse.org)

Sistemas operacionais suportados: Windows, Linux, Mac.

Eclipse é um IDE multi-linguagem, com versões disponíveis para C/C++, Java, Javascript (web) e PHP, em adição à versão genérica chamada "Classic". Eclipse é um grande sucesso e tem sido, por várias vezes, escolhido como IDE para os sistemas de desenvolvimentos no campo dos sistemas embutidos. Diversos plugins são disponibilizados, alguns para venda, outros gratuitamente, por terceiros.

Você poderá baixar o Eclipse aqui.



Code::Blocks (www.codeblocks.org)

Sistemas operacionais suportados: Windows, Linux, Mac.

Code::Blocks é um IDE muito flexível, orientado, por natureza, para as linguagens C/C++, mas facilmente configurável e pode ser estendido para outras linguagens através do suporte via plugins. Ele possui recursos avançados tais como destaque de sintaxe, code folding (permite expandir ou esconder o código aninhado), autoconclusão na digitação do código (completa a expressão ao se começar a digitar), e gerencia o trabalho de múltiplos usuários de um mesmo projeto.

Você poderá baixar o Code::Blocks aqui







Aptana Studio (www.aptana.com)

Sistemas operacionais suportados: Windows, Linux, Mac.

Aptana Studio é uma ferramenta de desenvolvimento integrado realmente impressionante, especificamente projetado para criações de aplicações personalizadas e websites. Com ele é possível criar, modificar e depurar websites usando HTML, CSS, Javascript, PHP e Ruby on Rails.


Você poderá baixar o Aptana Studio  aqui






Microsoft Visual Studio 2010 Express (www.microsoft.com/express/Default.aspx)


Sistemas operacionais suportados: Windows.


Microsoft Visual Studio Express é uma ferramenta de desenvolvimento gratuita que permite aos desenvolvedores criarem, em um curto espaço de tempo, aplicações completas e satisfatórias para web, para ambientes desktop windows, para celulares (Windows Phone), e para sistemas com banco de dados (graças ao SQL Server, a versão light do SQL Server). A IDE Microsoft inclui um editor com suporte para IntelliSense (recurso de autoconclusão de digitação da Microsoft) e para muitas linguagens de programação, tais como C/C++, VB.NET, C#, Python, Ruby, XML/XSLT, HTML/XHTML, Javascript e CSS.


Você poderá baixar o Visual Studio 2010 Express aqui


Notepad++ (otepad-plus-plus.org)


Sistemas operacionais suportados: Windows.

Notepad++ é basicamente um editor avançado com um certa popularidade entre o desenvolvedores Windows. Ele possui um recurso de destaque de sintaxe muito bom para a maioria das linguagens de programação e scripting. Também possui um recurso para criação de macros e, recentemente adicionado, suporte a plugins.
Você poderá baixar o Notepad++ aqui



kdevelop (kdevelop.org)

Sistemas operacionais suportados: Windows, Mac, Linux.




kdevelop é um IDE open-source que pode ser baixado e usado gratuitamente, disponível para Windows, Mac, Linux, Solaris e FreeBSD. Ele não suporta somente o C/C++, mas muitas outras linguagens de desenvolvimento de softwares e é extensível, graças ao poderoso suporte a plugins. kdevelop é baseado no KDevPlatform (um conjunto de bibliotecas independente de linguagem), e também nas bibliotecas KDE e Qt.

Você poderá baixar o kdevelop aqui




Anjunta DevStudio (projects.gnome.org/anjuta/index.html)


Sistemas operacionais suportados: Linux

Anjunta DevStudio é um ambiente de desenvolvimento de software versátil com muito recursos avançados tais como gerenciamento de projeto, assistentes de aplicação, depurador interativo, editor, controle de versão, editor com interface gráfica de usuário (GUI), e outros.

Você poderá baixar o Anjunta DevStudio aqui


codelite (www.codelite.org)

Sistemas operacionais suportados: Windows, Mac, Linux.



codelite é um IDE open-source disponível para múltiplos sistemas operacionais, especialmente orientado para ambientes de desenvolvimento baseados na linguagem C/C++. Alguns plugins desenvolvidos para codelite (além daqueles fornecidos com o instalador oficial) podem não ser open-souce e, portanto, terem o código fechado, além de poderem ser distribuídos sob qualquer tipo de licença.



Você poderá baixar o codelite aqui.


NetBeans (netbeans.org)

Sistemas operacionais suportados: Windows, Linux, Mac, Solaris

O IDE NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado premiado, também disponível para Solaris. O projeto NetBeans consiste de um IDE open-source e uma plataforma de aplicação que permite aos desenvolvedores criar rapidamente websites, aplicações para desktop, e também aplicações para dispositivos móveis. As linguagens de programação suportadas são numerosas, tais como Java, PHP, Ajax, Javascript, Ruby on Rails, e, claro, o C/C++. O projeto é mantido graças ao suporte de uma larga comunidade de colaboradores. Vem com extensiva documentação, e existe uma ampla seleção de plugins de terceiros.

Você poderá baixar o NetBeans aqui.





Qt Creator (qt.nokia.com/products/developer-tools)


Sistemas operacionais suportados: Windows, Mac, Linux.

Qt Creator é um IDE multiplataforma, particularmente apropriado para desenvolvedores que utilizam o kit de desenvolvimento Qt. Qt Creator roda sobre Windows, Linux/X11 e Mac OS X, e habilita aos desenvolvedores criar aplicações para multiplos desktops e aplicações para dispositivos móveis. 

Você poderá baixar o Qt Creator aqui.



pspad (www.pspad.com/it/)

Sistemas operacionais suportados: Windows

Ele é um editor freeware para Windows, com suporte para muitas linguagens de programação, a habilidade de criar macros, templates, formatos de exibição em HEX, suporte completo para gerenciamento de projetos, cliente FTP, e assim por diante.

Você poderá baixar o pspad aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...