ADSense1

sábado, 21 de abril de 2012

Carregador de Bateria Chumbo-ácido Selada com LM317

Print Friendly and PDF

A corrente de carga é limitada a 2,2A (para Pot. dissipação < Pot. máx.) internamente pelo LM317. A medida que a tensão da bateria aumenta, a corrente de carga vai decrescendo, e quando atinge 150mA, o carregador chaveia para modo de flutuação de baixa tensão, evitando assim uma sobrecarga na bateria. No modo de flutuação uma pequeníssima corrente percorre a bateria, suficiente para manter sua carga completa.

Com uma bateria descarregada, o interruptor "start" não precisa ser acionado, desde que o carregador comece a carregar. Este interruptor deve ser acionado somente no caso de baterias ligeiramente descarregadas. Quando o interruptor  "start" é acionado, a saída do carregador vai para os 14.5V, valor este definido pela malha formada por R1, R2 e R3. A corrente de saída é sensoriada por R6 e comparada a uma fração da tensão de referência, Vref, de cerca de  1.25V, em R2 por um amplificador operacional LM301A . Quando a tensão em R6 cai abaixo da tensão em R2, o que ocorre quando a corrente de carga atinge os cerca de 150mA, a saída do LM301A vai a 0V, o que coloca R1 em paralelo com R4. Isto diminui a tensão de saída de 14.5V para aproximadamente 12.5V, tensão de flutuação, terminando a carga. Transistor Q1 é saturado, acionando o led como uma indicação visual de carga completa na bateria.

Referência: http://www.ti.com/lit/an/snoa402b/snoa402b.pdf

9 comentários:

  1. Isso,que me aparenta ser um resistor de 500 ohms em paralelo com o lm317K,é realmente um resistor ou é a resistência interna ou impedÂncia do própio lm317K?Se caso for um resistor,qual a sua função?
    Obrigado a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Caro Victor. Este circuito consta na nota de aplicação da Texas/National http://www.ti.com/lit/an/snoa402b/snoa402b.pdf. Lá, não menciona a função deste resistor, mas acredito ser uma espécie de proteção, pois se a entrada do LM317 for curto-circuitada, evitará um excesso de corrente no sentido entrada-saída do LM317, o que pode danificá-lo. Não acredito que seja para contribuir com a corrente de saída, visto que para o caso máximo de queda entre entrada e saída (40V, conforme datasheet), tem-se apenas 80mA circulando por este resistor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção,testarei o circuito com esse ressitor de 500 ohms e sem ele e irei tentar descobrir sua função ou se é a impedância do própio componente,caso eu descubra postarei aqui minha conclusão :)

      Excluir
    2. Boa noite.
      Fez o teste para saber a diferença de "com" e "sem" o resistor de 500 Ohms?
      Obrigado.

      Excluir
  3. Uma função deste resistor, pode ser descarrega o capacitor de 1uF. Se a entrada for colocada no gnd, o capacitor irá "forçar" sua descarga pela saída do LM317. Em alguns ctos, usa-se um diodo com anodo na saída e catodo na entrada, justamente para a descarga do capacitor para evitar danos no LM317.

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver como um leigo, esse resistor de 500Ω é um erro do desenho do projeto pois500Ω esse 500Ω aí os 18V passa tranquilo anulando a função do LM317. Se alguém puder me corrija.

    ResponderExcluir
  5. Será que esse resistor não tem como função sempre manter uma pequena corrente fluindo para a bateria, mantendo-a em flutuação?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...