ADSense1

sábado, 1 de setembro de 2012

Modo XP no Windows 7: O Windows XP Mode

Print Friendly and PDF
O Windows XP Mode é uma ferramenta para o Windows 7 que, juntamente com a Windows Virtual PC, possibilita executar uma versão do Windows XP no mesmo ambiente. Assim é possível utilizar programas desenvolvidos para XP no Windows 7. Isto foi feito para eliminar problemas de incompatibilidade de programas antigos, muito comuns no windows Vista. 
Primeiramente, é necessário instalar a ferramenta de virtualização da Microsoft: o Windows Virtual PC. Essa ferramenta possibilita o acesso à outros sistemas operacionais, como o XP ou Vista, na mesma máquina e ao mesmo tempo.


Requisições

É necessário o Windows 7 (Edição Professional, Enterprise ou Ultimate) com cerca de 20 GB de espaço livre no disco rígido, que serão destinados à instalação do Windows XP Mode e do Windows Virtual PC. Além disso, o processador precisa ter a tecnologia de virtualização de hardware (AMD-V ou Intel VT).

Para saber se o computador possui a tecnologia de virtualização, utilize o programa SecurAble. Não requer instalação. Se o sistema possuir a tecnologia de virtualização, talvez seja necessário ativá-la pela BIOS do sistema que, geralmente, está localizado nas configurações avançadas do processador. Também é possível utilizar o Utilitário de Identificação do Processador Intel.

Janela do SecurAble detectando a virtualização num Intel core i7:


Instalação:

Baixe os arquivos nos links a seguir:

  1. Windows Virtual PC*
  2. Windows XP Mode

* Versão para sistemas 32 bits. Para 64 bits, acesse este link: Windows Virtual PC.
O Windows Virtual XP possui cerca de 500MB. Portanto, é recomendado o uso de um gerenciador de downloads como o Free Downloader Manager. Assim, evita-se perder o que já baixou no caso de quedas na conexão (o que não é tão incomum no Brasil).

Após baixar os componentes necessários para o funcionamento do sistema virtual, instale primeiro o Windows Virtual PC e reinicie a máquina. Em seguida, instale o Windows XP Mode pelo arquivo de instalação. Este último processo demora alguns minutos e é semelhante à instalação normal de um novo Sistema Operacional, só que é feito com o Windows Seven ligado.
Depois de realizar a instalação, o Windows Virtual PC carregará o Windows XP em uma janela. Para visualizar o Sistema em tela cheia, clique na opção “Action” da Barra de Ferramentas da janela e selecione a opção “View Full Screen”. Quando o Sistema estiver nesse modo, aparecerá uma barra no topo da tela que permite visualizar o XP Mode em uma janela.


Uma versão soft do Windows XP

Esta versão soft do Windows XP que inclui o pacote de atualização SP3, IE6 e Windows Media Player 9 não vem com diversos outros recursos de uma versão original, como wallpapers, temas, entre outros. Isso torna o Sistema mais leve e rápido, o que permite executar desde as tarefas mais simples até aquelas que exigem mais desempenho do computador.
Esta versão do Windows XP deve ser atualizada como qualquer outra do Windows. Além disso, é recomendável usar os outros softwares que qualquer sistema exige: antivírus, anti-spywares e outros sistemas de segurança disponíveis.

Recursos

A máquina virtual possui integração com o Windows Explorer de ambos os sistemas, o que permite fazer transferências de arquivos através do recurso copiar e colar, ou então, arrastando os arquivos da janela com o Windows XP para o Windows 7, e vice-versa.
O programa também consegue gerenciar dispositivos móveis através das entradas USB do computador. Assim, o usuário pode usar as ferramentas deste dispositivo em qualquer ambiente (XP ou Seven) como impressoras, scanners, câmeras digitais, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...