terça-feira, 13 de novembro de 2012

HP Pavilion DV8: o problema do "quick launch buttons". Solução

Print Friendly and PDF
Depois do famigerado Pavilion DV6000 (problema com a BGA), quem trabalha com manutenção de notebook já deve ter ouvido falar no problema que ocorre, em geral, nos modelos da HP Pavilion DV8 com relação às teclas sensíveis ao toque (quick launch buttons). Vez por outra, as teclas de Treble/Bass e do WiFi são acionadas mesmo sem ação do usuário. Isto ocorre devido à um problema de blindagem do cabo flat que liga o painel destas teclas à placa mãe.


O cabo flat de ligação destacado na foto anterior, possui uma parte blindada. Agora observe que abaixo desta parte blindada, existe uma pequena placa metálica. Esta placa é responsável pelo aterramento desta blindagem. O problema ocorre quando existe um mau contato desta blindagem (do cabo flat) com esta plaquinha. Como este cabo flat não está devidamente fixado, no sentido de manter o contato da sua parte blindada com a placa metálica de aterramento, como a movimentação do notebook, ocorre o mau contato entre estas partes (placa metálica e blindagem do cabo flat). Com isso, sem o aterramento adequado do cabo flat, as teclas sensíveis ao toque (quick launch buttons) são falsamente acionadas devido às ruídos.  Por isso, o problema de falso acionamento destas teclas ocorre, geralmente, após o transporte do notebook.

Este cabo, a sua parte blindada, fica bem embaixo do teclado. Assim, para se ter acesso ao mesmo, é necessário removê-lo (o teclado).

Solução

  1. Remover, na sequencia, a capa dos alto-falantes, o painel das teclas sensíveis e o teclado, seguindo o Maintenance and Service Guide em http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01910942.pdf).
  2. Colocar um calço embaixo do teclado, em cima do cabo flat do painel das teclas sensíveis  na direção da placa metálica (no meu caso, usei uma espuma da 3M com adesivo, com cerca de 2,0 mm de esp.). Teste, colocando o teclado, sem parafusar, para verificar se o calço não está com espessura muito grande.
Foto abaixo com mais detalhes do cabo flat e da placa metálica de aterramento




Os vídeos a seguir, mostram a desmontagem e uma forma de realizar a blindagem de forma mais eficiente. Pode se aplicada caso a colocação do calço conforme mencionado anteriormente não for suficiente. (Vídeo narrado em inglês).



Fitas semelhantes usadas neste vídeo:

  1. Fita Kapton (poliamida para alta temperatura) e de alumínio para alta temperatura, tipos usados em retrabalho de BGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...