ADSense1

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Manual Educacional do Raspberry Pi (material em inglês)

Print Friendly and PDF
Este material foi elaborado por voluntários, membros da organização Computing at School (CAS), uma organização britânica não-governamental, formada por pessoas comuns, voluntárias, que promove o ensino da computação nas escolas.
Licenciado em conformidade com ao que permite sua cópia, distribuição, adaptação e uso.





Este material aborda os tópicos para uso no RaspBerry PI:

  1. Scratch - Linguagem de programação criada pelo MIT destinada a criação de games, animações, arte interativa...
  2. Python - Linguagem de programação que se assemelha ao Perl, Java, Ruby, usada para a produção de uma variedade e aplicações.
  3. Interface - Aplicações web, email, twitter e o uso do GPIO (General Purpose Input/Output) abordando de forma bem básica: sensores, dispositivos de saída, entradas/saídas analógicas e digitais, dados seriais e paralelos, polling, multitarefa, e interrupções. Sobre a pinagem do conector do GPIO apresentada neste manual, é importante verificar a qual modelo e versão de hardware se aplica (veja http://www.raspberrypi.org/archives/1929).
  4. Linhas de comando Linux.

Obs: Os capítulos sobre o Greenfoot (ambiente de desenvolvimento visual destinado ao ensino de programação OB com Java) e o GeoGebra (Software gratuito para o ensino e aprendizagem da matemática), não foram incluídos. Estes necessitam da JVM (máquina virtual Java), mas ainda não existe uma JVM otimizada para rodar no Raspberry PI. A Oracle está desenvolvendo uma jvm adequada que faz uso do hardware de ponto flutuante do Raspberry PI (Coming Soon: Java Virtual Machine For Raspberry Pi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...