domingo, 23 de junho de 2013

Circuito Indicador de Bateria Descarregada

Print Friendly and PDF

O circuito de sensoriamento é composto pelo amplificador operacional 741, IC1 na configuração de comparador de tensão, usando um diodo zener, D1, para fornecer uma tensão de referência. Quando a tensão disponível no cursor do trimpot/potenciômetro R2 está abaixo da tensão de referência gerada por D1, a saída de IC1 vai ao valor baixo, que é por volta de 1,7V em relação ao terminal negativo da bateria. Assim, o led, LED1, acende, através de R3.

Este circuito pode ser adaptado para situações onde se utilizará baterias com tensões de à 18V. Para isso, escolhe-se o zener com valores adequados em conformidade com os valores de de bateria fraca para cada caso. Por ex. Nos caso de baterias chumbo-ácidas de 6V[1], o valor recomendado para se iniciar o carregamento da mesma é quando esta atinge 5,25V (1,75/célula), sem carga (ou carga muito baixa). Neste caso, faz-se necessário escolher um zener com tensão abaixo de 5,25V.

Já no caso de R3, deve ser escolhido para uma corrente mínima de acionamento do led. Subtraindo da diferença entre a tensão da bateria descarregada e o valor de 1,7V (nível baixo de IC1), a queda de tensão no led LED1. Obtendo-se R3, pela razão deste valor de tensão obtido da corrente do led.

Também é importante verificar o datasheet do diodo zener: corrente mínima e máxima de operação, variação do valor de tensão (em função da tolerância, da corrente e da temperatura de operação).

[1] - Deve-se atentar ao valor mínimo recomendado da alimentação de operação do amplificador operacional 741. Segundo o datasheet do UA741 da ST, é 5V (tensão entre os pinos de alimentação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...