ADSense1

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Coleção de softwares CAD eletrônicos (simulação, layout de placas)

Print Friendly and PDF

MultiSim (Electronics Workbench)


MultiSim é uma ferramenta poderosa para simulação de circuito eletrônicos. Foi desenvolvido pensando nas necessidades de educadores e estudantes. Além disso, atende amplamente as necessidades de engenheiros e desenvolvedores de nível profissional. Conta com as características e funções como pontas de prova industriais, transmissão de dados com instrumentos virtuais e "reais", correção de erros e sugestões de mudanças sobre o circuito, simulação integrada com microcontroladores.
Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Página para baixar versão de avaliação (deve-se preencher um cadastro)

Livewire


Livewire é um sofisticado software  para desenho e simulação de circuitos eletrônicos. Interruptores, transistores, diodos, circuitos integrados e outras centenas de componentes podem ser interconectados para se verificar o comportamento do circuito. Não há limites para o circuito e. Se o parâmetro máximo aceitável de qualquer componente é excedido este irá explodir na tela!
Licença: Pago.
Sistema operacional: Windows.

Página do Produto
Página para baixar versão de avaliação

PCB Wizard


Do mesmo fabricante do Livewire, PCB Wizard é um poderoso pacote de design de circuitos impressos (PCBs) de uma ou duas camadas. Se complementa com o Livewire para se poder exportar desde os desenhos de circuitos eletrônicos e convertê-los em um circuito impresso.
Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 






Proteus Professional


ProteusVSM é um ambiente completo de projeto que permite realizar todas as tarefas de projeto de circuitos eletrônicos, tais como: desenho de esquema de circuito, simulação interativa  de circuitos analógicos, digitais e com microcontroladores, com animações em tempo real e ainda, desenho da placa de circuito impresso. Conta com uma extensa biblioteca de componentes genéricos e específicos.
Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 



Kicad


Kicad um programa Open Source para a criação de esquemas eletrônicos e circuito  impresso. Conhecido  e criado por Jean-Pierre Charras, pesquisador do LIS (Laboratório de Imagens e Sinais) e professor de eletrônica no Instituto de Tecnologia de Saint Martin d'Hères, a suite Kicad é um conjunto de quatro programas e um gestor de projetos para montagem de circuitos eletrônicos:
-Eeschema: Criação de esquemas. 
-PcbNew: Desenho de circuito impresso. 
-Gerbview: Visualização de arquivos no formato GERBER (documentos de fotográficos). 
-Cvpcb: Utilitário de seleção de traçado físico dos componentes eletrônicos utilizados no esquema elétrico. 
-Kicad: Gestor de projetos. 

É muito útil para quem deseja criar circuitos impressos simples e completos. 

Licença: Gratuito (GPL). 
Sistema operacional: Windows, Linux. 



Micro-Cap


Micro-Cap é um editor de esquemas e circuitos eletrônicos e um simulador misto analógico/digital que prove uma  resposta interativa de simulação para aqueles que se dedicam ao desenho eletrônico. Desde seu lançamento em 1982, Micro-Cap tem sido constantemente expandido e melhorado. Micro-Cap oferece uma interface intuitiva com algoritmos numéricos robustos para produzir um  grande nível de simulação  e facilidade de uso.
Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 



Simulador de Circuitos Digitais


O Simulador de Construção de Circuitos Digitais com Senários Virtuais e Tutoriais Interativos é um programa para construir circuitos digitais sobre um módulo virtual a partir de modelos lógicos de circuitos integrados padrão (famílias TTL LS) e de aplicação específica (ASIC). Os circuitos podem se simulados no módulo digital diretamente e em alguns  casos podem ser avaliados com cenários Virtuais que representam o ambiente de onde os circuitos funcionam. Além dos circuitos comentários podem ser armazenados, recuperados e editados.
O probrama tambem provê Tutoriais Interativos de alguns circuitos típicos e muitos deles incluem descrição em VHDL. Este software tem sido desenvolvido para ser empregado como  uma ferramenta de ensino e aprendizado de desenho digital e atualmente está direcionado a cursos básicos de introdução aos circuitos digitais, tanto em nível escolar como universitário. Este programa é gratuito de cópia e uso livres e se encontra em constante desenvolvimento.
Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows. 



Designworks


DesignWorks Professional é a escolha produtiva e fácil de usar para desenhar diagramas eletrônicos. Com desenho hierárquico e uma extensa biblioteca de componentes e símbolos. Também permite o desenho de diagramas de aplicações não-eletrônicos.
Há também uma opção com a simulação que é o DesignWorks Simulator com uma capacidade de simulação digital completa.
DesignWorks Express! É uma alternativa livre para o desenho de diagramas, limitada a 500 pinos pode ser usado em conjunto com o software também gratuito Pad2Pad para projetar placas de circuito impresso.

Licença:
DesignWorks Professional, Simulator DesignWorks: Pago.
DesignWorks Express! Livre.
Sistema operacional: Windows, Mac 



Osmond PCB

Se você desenha placas de circuito impresso, ou deseja fasê-lo, Osmond PCB para Macintosh oferece grande poder e flexibilidade, estendendo em muito suas possibilidades. Limites e restrições artificias são banidas. Você poderá desenhar placas de qualquer tamanho e números de camadas. Com uma resolução espacial de 10 nanômetros (0,00001 mm), Osmond dá a você toda resolução de que precisa. Você pode inserir componentes em qualquer parte da placa com qualquer orientação. Você também pode rotear trilhas com qualquer largura, seguindo qualquer caminho, e com qualquer ângulo.
Licença: Pago, versão profissional
Gratuito: Versão free (limite de 700 pinos)



Pad2pad


Pad2Pad é um fabricante de placas de circuito impresso que oferece seus softwares gratuitamente para projetar placas de circuito impresso. Os desenhos feitos em DesignWorks Express! Podem ser importados para Pad2Pad.
Licença: Gratuito.
Sistema operacional: Windows.

Página do Produto
Página para Download 
Eagle




Eagle é uma ferramenta poderosa para projetar placas de circuito impresso (PCB). O nome Eagle significa:
"Editor de Layout Gráfico Facilmente Aplicável
O programa inclui três módulos principais:
- Um editor de diagrama.
- Um editor de circuito impresso.
- Um Autorouter.
Licença: Existe uma versão profissional paga e uma versão gratuita com algumas limitações no seu uso.
Sistema operacional: Windows, Linux, Mac.

Página do Produto
http://www.cadsoftusa.com/download.htm 

TinyCad

TinyCAD é um programa para desenhar diagramas de circuito. Contém abrangentes bibliotecas de símbolos. Ela pode ser usada para imprimir os desenhos, ou a publicar copiando e colando em um documento também podem ser salvos como uma imagem.
Licença: livre (open source). 
Sistema operacional: Windows. 

Página do Produto
Página de Download 



OrCAD

 



OrCAD é um software proprietário utilizado para automação de design eletrônico. Este programa pode ser usado por técnicos, engenheiros e designers para o projeto de circuitos eletrônicos e desenho de circuito impresso, bem como a simulação de circuitos, tem uma base de componentes atualizável. 

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Página do Produto 
Página de Downloads 

Altium designer (sucessor do Protel)

 

Altium Designer é um conjunto de programas para design eletrônico para todas as suas fases e para todas as disciplinas, se esquematiza, simula, faz layout PCB, a implementação em FPGA e para desenvolver o código para microprocessadores. 

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Página do Produto 
Página de Download da versão trial (necessário preencher um cadastro. Provavelmente, será contactado por alguma revenda local) 

Circuit Shop

Circuit Shop permite projetar, simular e aprender mais sobre circuitos eletrônicos analógicos e digitais. É uma ferramenta para desenho assistido por computador de fácil utilização, permite a construção e simulação de circuitos digitais e analógicos simples. 

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Página do Produto







Simetrix


SIMetrix Classic is um simulador de circuitos análogicos geral e mistos (digital e analógico). Ele inclui um simulador SPICE, editor de esquemas, e visualizador de formas de onda em um ambiente integrado. Fácil de usar, oferece boa precição e performance, e convergência rápida para uma ampla faixa de aplicações analógicas e mistas.

Licença: Pago, existe também uma versão  gratuita com limitações. 
Sistema operacional: Windows, Linux. 

Página do Produto 
Página de Download

Qucs

Qucs é livre (GPL) para o projeto e simulação de circuitos eletrônicos, ainda está em desenvolvimento.
Qucs é um simulador de circuito, o que significa que você pode construir um circuito eletrônico em uma interface gráfica de usuário (GUI) e simular os sinais sobre ela, então quando a simulação termina você pode ver os resultados em uma página ou janela.

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows, Linux. 




gEDA

O projeto gEDA é uma suíte de ferramentas de automação de design eletrônico. Essas ferramentas podem ser usadas para o desenho do circuito, a captura, simulação e prototipagem, e produção. gEDA oferece atualmente uma suite madura de software livre para uso em projetos eletrônicos, simulação analógica e digital, e a capacidade de design de PCB (circuito impresso).

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Linux, Mac


Tina

Tina é um pacote poderoso e acessível para a análise, design e testes de circuitos eletrônicos em tempo real analógicos, digitais, VHLD, MCU e mistos, além do design para placa de circuito impresso. Ele também pode analisar circuitos de RF, comunicações, optoeletrônicos, assim como testes e projeto com microcontroladores. 

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.tina.com 


Edison

Edison fornece um ambiente novo e exclusivo para o aprendizado da eletricidade e eletrônica. Professores, estudantes e entusiastas podem usar componentes realistas digitalizados, uma proto-board, instrumentos virtuais, som e animação, para criar e testar circuitos em 3D e ao mesmo tempo ver o circuito esquemático. Edison também tem mais de 100 circuitos pré-construídos para poder usá-los. 

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.edisonlab.com


Yenka Technology


Yenka Technology é um poderoso simulador para circuitos eletrônicos, layout de placas, mas fácil de usar. É o sucessor o Crocodrile Clips.
Este ECAD permite o projeto de circuitos, com uma vasta biblioteca de eletrônica analógica e digital, converter este circuitos em PCI´s. é possível programar microcontroladores PICMicro ou PICAXE, e modelar o circuito em 3D completo com toda mecânica de entradas e saídas.
Licença: Pago.
Sistema operacional: Windows, Linux, Mac OS X
http://www.yenka.com/en/Free_home_licences/ (versão gratuita para uso doméstico)


FreePCB

FreePCB é um editor de circuito impresso livre de código aberto para Windows, distribuido sob a GNU. Ele foi projetado para ser fácil de aprender e usar, e capaz de fazer um trabalho de qualidade profissional. Não contém um  roteador automático, mas pode ser usado o FreeRoute: www.freerouting.net
Alguns destaques: 
- 1 a 16 camadas 
- Tamanho das placas de até 60x60 polegadas. 
- Uso de unidades Inglesas ou  métricas. 
- Bibliotecas de cortesia da Ivex Design International Inc. 
- Preenchimento de áreas de cobre. 
- Exportação  de arquivo Gerber extendido (RS274X) e arquivos Excellon. 
- Salvamento automático.


Licença: gratuito (Open source) 
Sistema operacional: Windows. 



Oregano

Oregano é um software livre, usando a Licença Pública Geral (GPL) para liberar seu código fonte. 
Orégano é baseado no código Richard Hult, do mesmo nome, e continuado por este grupo de trabalho.

Captura esquemática 
Orégano tem uma interface amigável para o projeto e a descrição do circuito que está sendo simulado. Oferece uma vasta gama de bibliotecas, incluindo os componentes linear, CMOS, TTL, amplificadores operacionais e muito mais!.

Simulação de circuitos 
Orégano permite simular o circuito desenhado. Realizar análise de timing, frequência de resposta, a resposta a valores contínuos e Fourier. Você pode escolher entre várias opções para a simulação, utilize a ferramenta de teste, edite a lista de componentes (netlist) e realizar provas com a mão. 
Orégano suporta GNU Cap e ngSpice como backends simulação.

Facilidade de uso 
O objetivo é tornar o programa fácil de usar, não confunda com milhões de opções e que qualquer pessoa pode usar com muito pouco esforço.

Plataforma 
Oregano está disponível para uma variedade de sistemas Unix, incluindo o GNU + Linux, FreeBSD e MacOS. 
Não disponível para Microsoft Windows (TM)


Licença: Gratuito (GPL) 
Sistema operacional: Linux, FreeBSD


Diptrace

DipTrace é um sistema completo para o projeto de circuito impresso, inclui capacidade de roteamento de PCB manual ou automático, colocação de componentes automaticamente (autoplacer), captura de diagramas e depois exportar  para um circuito impresso. Ele também contém um editor para criar componentes. 

Licença: Pago, existe uma versão gratuita com limitações. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.diptrace.com 
http://www.diptrace.com/download.php (limitação por tempo de uso ou número de pinos).

BSch3V

BSch3V é um programa para captura de esquemas eletrônicos para Windows. O nome "BSch" significa "Basic Schematic" (esquema básico). Tem apenas funções básicas, buscando a facilidade de uso.

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.suigyodo.com/online/e/index.htm 






KTechLab

KtechLab é um ambiente de design integrado (IDE) para Linux de código aberto para o projeto e simulação de circuitos eletrônicos e microcontroladores PIC. É uma ferramenta ideal para educação ou  entusiastas de eletrônica.
KtechLab é fácil de usar, é baseado no projeto através de fluxogramas para PIC. Suporta uma ampla gama de gravadores de PIC, permitindo transferêrir os projetos de forma rápida e fácil para um PIC real. 

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Linux



ExpressPCB

O software CAD é muito fácil de aprender e usar. Pela primeira vez fazer placas de circuito impresso são simples para o novato e eficientes para o profissional. Melhor de tudo, É GRÁTIS
ExpressPCB é um programa de projeto  de placa de circuito impresso de fácil aprendizagem para iniciantes e eficiente para profissionais, complementados por ExpressSCH para diagramas eletrônicos e, em seguida, vinculá-los a ExpressPCB.

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows. 


B2 Spice

B2 Spice é um programa para desenho eletrônico e simulação de circuitos mistos.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.beigebag.com/v5_features.htm



VisualSpice

VisualSpice é um completo programa de simulação mista e design de circuitos eletrônicos, suporta as mesmas características ou mais avançado por uma fração do custo de outros simuladores. Permite fácil e rapidamente capturar os esquemas e realizar a simulação e análise dos resultados. 

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.islandlogix.com/html/products.html 
http://www.islandlogix.com/cgi-bin/d.pl

CIRCAD

CIRCAD é um programa voltado para o desenho de placas de circuito impresso (PCB) que contém um editor de esquema para poder importar e construir as placas de circuito a partir dele, mais um recurso interessante é a capacidade de criar ou copiar um circuito impresso de um imagem ou fotografia de um circuito real (Engenharia Reversa).

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.circad.eu

PCB elegance

PCB elegance é um programa para desenhar placas de circuito impresso (PCB). Agora é um produto free e em breve se tornará Open Source.

Licença: Free 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.pcbelegance.com/ 





Bartels AutoEngineer

Bartels AutoEngineer (BAE) é um software de projeto popular para a captura de diagramas eletrônicos e projeto de circuitos impressos, além de projeto de circuitos integrados. BAE roda em plataformas Windows e Linux.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows, Linux. 





Rimu Schematic

Rimu Schematic é um completo programa para capturar esquemas e diagramas de circuitos eletrônicos, fácil de usar e de grande qualidade no resultado final, contém uma biblioteca de mais de 2000 componentes e símbolos, você pode criar novas bibliotecas e componentes.

Licença: Pago, há também uma versão gratuita com limitações.
Sistema operacional: Windows.


Rimu PCB

Rimu PCB é o complemento do Rimu Schematic, para a criação e desenho de placas de circuito impresso. Rimu PCB é fácil de usar e eficiente, você pode importar o projeto do esquema, você pode criar novas bibliotecas e packages (componentes para placa) facilmente.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Web: http://www.hutson.co.nz/rimupcb.htm 
Demo: http://www.hutson.co.nz/download.htm 


PCB 123

PCB123 é uma empresa dedicada à fabricação de placas de circuito impresso, a pedidos, oferece software de desenho livre para o usuário projetar sua própria PCB e, em seguida, execurar a fabricação.

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.pcb123.com

EDWinXP

 

EDWinXP inclui um conjunto completo de ferramentas para economizar custos e tempo na concepção de placas de circuito impresso (PCB): um editor de esquema, um editor de circuitos impressos, auto-roteador, auto posicionador, simulador misto e mais ...

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://visionics.a.se 
http://www.visionics.a.se/EDWinXP-DownloadForm.aspx 


Cadstar

CADSTAR é uma solução poderosa para design de PCB com um processo de trabalho intuitivo, orientando os usuários facilmente  através do processo de design. É fácil de aprender e usar.

Licença: Pago, existe uma versão gratuita com limitações.
Sistema operacional: Windows. 

http://www.zuken.com/en/products/pcb-design/cadstar 
http://www.zuken.com/en/products/pcb-design/cadstar/downloads 


Splan

Splan é um software para projetar diagramas de circuitos eletrônicos com rapidez e facilidade. Não importa se você precisa desenhar um circuito pequeno ou um grande projeto com várias páginas.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.abacom-online.de/uk/html/splan.html 
http://www.abacom-online.de/uk/html/demoversionen.html 


Sprint-Layout

Com este programa você pode projetar placas de circuito com rapidez e facilidade. A estrutura do programa torna fácil erápido para aprender, para que você possa se concentrar no que mais importa, o design e optimização do seu PCB.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.abacom-online.de/uk/html/sprint-layout.html 
http://www.abacom-online.de/uk/html/demoversionen.html 


WinCircuit

WinCircuit é um programa de computador para desenho de circuito impresso em face simples ou dupla. As principais qualidades são a facilidade de uso e a vista pseudo 3D em que se tem uma vista do circuito fechado para a realidade. Durante a instalação, você pode escolher entre três idiomas, Inglês, Espanhol ou Francês.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Web: http://alain.michel13.free.fr/Espagnol.html 



WinSchema

 
WinSchema é um software para a construção de esquemas nas áreas da eletrônica, elétrica, hidráulica ou desenho. Durante a instalação, você pode escolher entre três idiomas, Inglês, Espanhol ou Francês.

Licença: Pago 
Sistema operacional: Windows. 

Web: http://alain.michel13.free.fr/Espagnol.html 


ProSchematic

ProSchematic é um programa para captura de diagramas de circuito eletrônico. É muito poderoso e muito fácil de usar.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

http://proschematic.com/index.html 
http://proschematic.com/download.html 





VirtualBreadboard

VirtualBreadboard é um programa de simulação de fácil utilização que pode ser usado no lugar de uma placa de montagens (breadbord) reais, para simular e testar circuitos eletrônicos e aplicativos de microcontroladores.

Licença: Pago, existe uma versão gratuita com limitações.
Sistema operacional: Windows. 

http://virtualbreadboard.com



TopSPICE

TopSPICE/Win32 é um programa de desenho assistido por computador que oferece simulação mista analógica e digital baseado no padrão da indústria SPICE.

Licença: Pago. 
Sistema operacional: Windows. 

Web: http://www.penzar.com/topspice/topspice.htm 
Demo: http://penzar.com/demopage.htm




XCircuit

Xcircuit é um programa para desenhar diagramas eletrônicos e outros diagramas com grande qualidade.

Licença: Gratuito GPL. 
Sistema operacional: Linux, Windows. 

Web: http://opencircuitdesign.com/xcircuit 
Download: http://opencircuitdesign.com/xcircuit/download.html 



CircSchema

CircSchema é uma aplicação para desenhar diagramas de circuitos eletrônicos. Você pode desenhar, gravar, editar, copiar e imprimir diagramas de circuitos completos. Contém uma biblioteca comum de símbolos eletrônicos e o usuário pode criar novos símbolos para adicioná-los à biblioteca. Esta aplicação é gratuita.

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows.



PCB artist

PCB Artist é um programa de captura de diagramas eletrônicos e de layout de placas de circuito impresso, fácil de usar. Uma vez concebido as placas podem ser enviadas para a fabricação.

Licença: Gratuito. 
Sistema operacional: Windows. 

http://www.4pcb.com/free-pcb-layout-software/index.html 




Super spice

uper Spice é um programa voltado para a questão de esquemas eletrônicos, simulação, análise de forma de onda, e teste dos sinais analógicos para a maioria dos circuitos electrônicos.

Licença: Pago, existe uma versão gratuita (demo) com limitações.
Sistema operacional: Windows. 

http://www.anasoft.co.uk 
http://www.anasoft.co.uk/download.htm






Fonte: http://www.pictronics.com.br/layout-esquema-eletrico-simulador.html (feitas correções de links, eliminados softwares não mais disponíveis, e textos).

2 comentários:

  1. Bons programas! Informo que o PCB Wizard roda muito bem no Linux com o WINE Os outros não experimentei no Linux. Eu uso o Metamorphose Puma.

    ResponderExcluir
  2. BOM TRABALHO...
    GOSTEI MUITO...
    SOMENTE PESSOAS REALMENTE INTERESSADAS E EXPERT NO ASSUNTO PODERIA TER COMPILADO UM TRABALHO TÃO SIMPLES E VALOROSO

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...