ADSense1

sábado, 2 de novembro de 2013

HP Pavilion DV8: o problema do "quick launch buttons". Segunda Solução

Print Friendly and PDF
Em uma postagem a cerca de um ano atrás >> HP Pavilion DV8: o problema do "quick launch buttons" << de (13/11/2012), eu mencionei uma solução que apliquei ao meu notebook HP Pavilion DV8-1093ca, com o objetivo de solucionar o problema típico nos modelos HP Pavilion DV8, o acionamento não-intencional dos botões capacitivos (quick launch buttons) do treble/bass e wireless. Este procedimento reduziu o problema, mas com o tempo, a espuma que apliquei (Fitas de Espuma de PVC Scotchfoam® 4503) sofre deformação permanente, tendo sua espessura diminuída para cerca de 1 a 1,5 mm. Com isso, o cabo flat das teclas capacitivas, acredito, perdeu o contato adequado com a placa de aterramento (vide poste anteriormente mencionado). Bom, então resolvi seguir alguns vídeos disponibilizados na internet, que ensinam a aplicar uma blindagem com fitas de alumínio adesivo embaixo do teclado e na parte do cabo flat sem blindagem, e ligando estas parte à pontos de aterramento, conforme imagem a seguir:


  1. Remover, na sequencia, a capa dos alto-falantes, o painel das teclas sensíveis e o teclado, seguindo o Maintenance and Service Guide em http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01910942.pdf).
  2. Use fitas Kapton (poliamida para alta temperatura) e de alumínio para alta temperatura, tipos usados em retrabalho de BGA. Obs: No meu caso, usei papel alumínio, aplicando adesivo transferível da 3M (Fita de Adesivo Transferível para Laminação Scotch® 9767 ou 9625), pois eram materiais que possuía à minha disposição.
  3. É importante isolar os pinos expostos do conector onde é encaixado o cabo flat no teclado capacitivo. Use a fita Kapton ou outro material próprio para temperaturas um pouco elevadas (> 100 graus). O interior do notebook não alcança 100 graus, mais é uma garantia de que a fita isolante mantenha suas propriedades por um bom tempo.
Foto com detalhes da blindagem.

Outro detalhe que não havia percebido antes. Vejam que existe cabos que passam bem embaixo das teclas problemáticas (treble/bass e wireless).  Como este cabo passa somente na parte onde as teclas treble/bass e wireless se encontram, reforça a tese de que o problema seja contaminação por EMI tendo como fonte justamente estes cabos. Outra solução, seria blindar os cabos ou tapar a parte onde estes cabos estão expostos com fita de alumínio adesiva, ligando esta blindagem na parte metálica do alojamento do drive de cd/dvd. 

Detalhe da proximidade de cabos abaixo das teclas problemáticas do teclado capacitivo do Quick Launch Buttons.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...