sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Adicionando imagens, logomarcas, à placa no PCBNEW do KICAD

Print Friendly and PDF
É muito comum a inserção de logomarcas nas placas de circuito impresso, na camada de silkscreen, ou até mesmo na de cobre, seja na parte inferior (bottom, back), quanto na superior (top, superior).

Os passos seguintes, utilizaram o Gimp 2.8.8.


De posse da imagem da logomarca, abra-a no Gimp. Neste caso usei uma imagem 100x100 pixels com extensão .png. Pode-se extensões como: .bmp, .jpg, jpeg, gif, e outras (verifique na ferramenta "Bitmap2Component" no KICAD). Pode-se, ainda, converter para um formato adequado no Gimp (Export to).


Edite a imagem para que possua apenas as cores preto e branco, da seguinte forma: Menu Image=>Mode=>Indexes, marque a opção "Use black and white (1 bit) pallete".


Crie uma nova camada (Layer), Menu Layer=>New Layer, marque a opção "White".


Na janela "Layers", clique na camada recém criada e a mova para baixo da anterior. Assim, a logo ficará em cima da camada branca, aparecendo na imagem. Salve-a ou exporte para uma extensão compatível com a ferramenta Bitmap2Component do KICAD.


Utilizando o Bitmap2Component, escolha o arquivo da imagem já editada como mencionado anteriormente, clique em "Export to Pcbnew". Selecione a opção desejada: Normal, para um fundo na cor da camada, ou Negative, para um fundo transparente.


Agora, dentro do Pcbnew, vá no Menu Preferences=>Library, localize o módulo recém criado no passo anterior pelo Bitmap2Component, e adicione este à biblioteca de Footprint da placa.

Agora é só inserir como um módulo do Pcbnew na placa.

Erro na conversão para módulo.

Algumas vezes, surgem linhas verticais e/ou horizontais nos limites da imagem, conforme se vê a seguir:


Em alguns casos, basta abrir o arquivo do módulo com um editor de texto, tipo o Notepad, encontrar a seção iniciada por "DP" responsável pelas linhas, geralmente a primeira, como mostrado no tutorial "Adding a Logo to your KICAD PCB". Mas há casos em que no arquivo do módulo existe apenas uma seção "DP". Então, temos que "forçar" o aparecimento de uma seção "DP" isolada responsável pelas linhas. Para isto, voltemos ao Gimp.

Abra o arquivo da logo salva anteriormente. Se a imagem estiver muito próxima à borda, será necessário aumentar o espaço entre esta borda e a imagem. Para isto, vá em Menu Image=>Canvas Size...

Aumente o necessário (no meu caso aumentei de 100x100 para 110x110 pixels), clique em "Center", para manter a imagem no centro, e escolha "All layers".

Agora, vá em Menu Select=>All.




Depois em Menu Select=>Shrink (recuar, contrair seleção).



Escolha a largura do recuo da seleção. No meu caso foi de 3 pixels, mantendo a opção "Shrink from image border" selecionada.


Agora vá em Select=>Invert, para selecionar a região entre as bordar tracejadas.




Escolha a ferramenta de pintura em Tools=>Paint Tools=>Bucket Fill.


Escolha a cor preta como a cor de Foreground (primeiro plano) e posicione o cursor do mouse na região entre as bordas tracejadas, clicando em seguida. Salve.


Agora, abra-a na ferramenta Bitmap2Component do KICAD. Faça a conversão. Adicione na biblioteca da placa no Pcbnew em Preferences=>Library. Insira o módulo da logo e verifique se surgiu uma borda definida em torno da imagem.



Caso ainda tenha apresentado problemas, reedite a figura no Gimp, aumentando a espessura da bordar, no passo anterior (Select=>Shrink), mas sem que esta borda encoste na imagem. Caso seja necessário, aumente o espaço usando Menu Image=>Canvas Size..., como mencionado anteriormente.

Abra o aquivo do módulo da logo recém criado num editor ASCII tipo Notepad.

Exclua a primeira seção "DP", semelhante ao exemplo utilizado destacada em vermelho.


Salve o aquivo, e torne a abrir no Pcbnew, inserindo o módulo da logo.



OBS: Pode-se mudar a camada na qual a logo será inserida. Por padrão, o Bitmap2Component cria na cama 21 (SilkScreen Front). Para a cama de cobre frontal (Front Copper), mude em todas as linhas "DP", o último número para 15. Numeração das camadas => http://en.wikibooks.org/wiki/Kicad/file_formats#Layer_numbering

Obs: Na versão 2013-07-07 BZR 4022, ao editar a layer para 1 (camada de cobre inferior, back) no arquivo do módulo via Notepad, este não aparece ao inseri-lo na placa no Pcbnew, nem mesmo na visualização do Library Browser.

No exemplo a seguir, inseri a logo na camada front copper (top).


É necessário adicionar ao redor da imagem uma área de Cutout (recorte), para que a logo apareça numa zona de cobre (plano de cobre, chapado).

Também é possível mudar o nome que aparece na listagem de módulo na Library Browser, editando o nome que aparece na linha "Li", mantendo este índice ("Li"). No meu caso, mudei de "LOGO" para MECNET7. Esta edição pode ser feita também no Editor de Módulo, no Pcbnew.

Também é possível mudar a referência e o valor padrão, editando o nome/valor entre aspas nas linhas "T0", para referência, e "T1", para valor. Esta edição pode ser feita também no Editor de Módulo, no Pcbnew.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...