ADSense1

sábado, 22 de março de 2014

Esquema Hierárquico com múltiplas folhas no KICAD

Print Friendly and PDF
Quando se está trabalhando com projetos grandes, é conveniente distribuir o esquema elétrico através de múltiplas folhas, cada uma contendo uma seção do esquema. Estas folhas deve ser interligadas entre si, o que pode ser feito de algumas formas.

O botão 4 Hierarchical Sheet (Folha Hierárquica) é usada para criar uma folha hierárquica, uma sub-folha, na folha principal, raiz, (onde ficam todas as folhas hierárquicas, cada uma contendo uma parte do esquema). Estando na folha principal, pressione o botão 4 "Hierarchical Sheet (Folha Hierárquica), entre com os nomes da folha hierárquica e do arquivo da folha. Um símbolo retangular irá aparecer na folha principal, raiz, com o nomes de folha e arquivo escolhidos.

O botão 7 Navigate between sheet (navegar entre folhas), pode ser usado para navegar entre a folha raiz e a sub-folha.

Para conectar partes dentro de uma mesma folha, são usados wire (fio), bus (barramento) ou uma Net Label local (etiqueta local), através do botão 1 Net label local (etiqueta local). Mas estes não podem ser usados para conectar partes entre as sub-folhas de uma esquema hierárquico.

Existem dois métodos para fazer conexões entre sub-folhas. Um destes métodos é usando a Net Label Global (etiqueta global), através do botão 2. Qualquer dois pinos de partes quaisquer dentro de todo o esquema é conectado se ambos tiverem a mesma etiqueta global.

Um segundo método, mais adequado por ser mais elegante, é usar o as etiquetas e pinos hierárquicos para estabelecer ligações entre as sub-folhas.

Primeiro, insira a etiqueta hierárquica na sub-folha, na net ou pino do componente que se deseja conectar à outra(s) sub-folha(s), usando o botão 3 Hierarchical Label (etiqueta hierárquica), conforme se vê a seguir.


Agora vá para a folha principal/raiz e importe todos as etiquetas hierárquicas para a sub-folha desejada. Isto pode ser feito pressionando o botão 5 Import Hierarchical label (Importar Etiquetas Hierárquicas) e clique no símbolo da sub-folha deseja. Isto irá fazer a importação automática, inserindo um pino hierárquico para cada etiqueta hierárquica, uma a cada clique na sub-folha. cada uma desses pinos pode ser configurado como entrada, saída, passivo, etc..

Pinos hierárquicos podem ser inseridos manualmente, pressionando o botão 6 Hierarchical Pin (pino hierárquico).

Finalmente, wire (fio), Local Net Label (Etiqueta Local) podem ser usados para conectar os pinos hierárquicos entre as sub-folhas dentro da folha raiz/principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...