domingo, 29 de junho de 2014

Instalando o KICAD no Windows com o Kicad-Winbuilder

Print Friendly and PDF








  1. Primeiramente, baixe o kicad-winbuilder (https://launchpad.net/kicad-winbuilder), latest version (última versão) na seção downloads, ao lado direito.
  2. Descompacte o conteúdo num local onde, preferencialmente, se tenha um caminho mais curto. por ex., na raiz da unidade. IMPORTANTE: não deve ter espaços no nome da pasta. Por ex. kicad-winbuilder
  3. Bom, a instalação irá acessar alguns arquivos no site Launchpad do kicad (https://launchpad.net/kicad). Qdo tentei instalar, ocorreu uma mensagem de erro dizendo que não tinha informado meu ID do Launchpad. Parece ser necessário ter um registro no Launchpad e informá-lo para que alguns arquivos (documentos, bibliotecas, etc..) possam ser acessados no Launchpad do kicad.
  4. Acesse a página de login do Launchpad (https://login.launchpad.net/). Clique em "Create account". Preencha os dados. Entre em sua conta (talvez seja necessário confirmar o email. No meu caso, não recebi email para confirmação).  Entre na página do Launchpad (https://launchpad.net/) e faça o login (canto superior direito). Clique no botão "Yes, log me in", se aparecer.
  5. Criando uma chave SSH (SSH key). Seguindo as instruções disponíveis em https://help.launchpad.net/YourAccount/CreatingAnSSHKeyPair :
    1. Da seção Windows (PuTTY)
      1. Baixe PuTTY Key Generator (For Windows on Intel x86) de (http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html)
      2. Rode o arquivo baixado puttygen.exe, desloque o cursor do mouse na área vazia da tela para gerar o padrão de entropia para gerar a chave.
      3. digite uma passphrase e confirme-a.
      4. Clique em "Save public key" e escolha um local para salvar a chave pública. A seguir, clique em "Save private key", e escolha um local seguro (guarde o caminho, pois será informado em outro programa)
      5. Copie a chave pública da janela do PuTTY Key Generator. Mantenha esta janela aberta ainda.
      6. Baixe e execute o Pageant como administrador (For Windows on Intel x86) de (http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html).  Clique com botão direito do mouse sobre o ícone do pageant (veja abaixo), presente na área de notificação do windows (pode-se verificar se esta rodando, na aba "processos" do gerenciador de tarefas do windows), e adicione a chave privada (private key), salva anteriormente (item 4 desta seção).
    2. Da seção Registering the key with Launchpad
      1. Faça o login na sua página: https://login.launchpad.net
      2. Vá a página inicial do Launchpad (https://launchpad.net/), em sua pág. de informações (canto superior direito), e clique no ícone a direita do SSH keys.
      3. Cole a chave pública copiada da janela do PuTTY Key Generator na janela "Add an SSH key" desta sua página de informações do Launchpad, e clique no botão "Import public key".
      4. Obs: manter a janela do PuTTY Key Generator aberta, evita o erro relatado em: https://answers.launchpad.net/launchpad/+question/26705
      5. Após o registro da sua chave pública, pode-se fechar a janela do PuTTY Key Generator.
  6. Altere o arquivo setenv.bat, que está na pasta onde foi descompactado o kicad-winbuilder.
    1. Localize a linha: 
      • REM change it to something meaningful!
      • %BZR% whoami "John Doe <john.doe@example.com>"
    2. Troque "John Doe" para um nome ou nick qualquer. Mude o email, mantendo os "< >", para o email que foi usado para criar a conta no LaunchPad.
    3. Após modificar a linha %BZR% whoami "John Doe <john.doe@example.com>" insira abaixo desta, a linha:
      • %BZR% launchpad-login seu-launchpad ID
    4. No lugar de seu-launchpad ID, insira seu launchpad ID
      1. Caso tenha esquecido seu Launchpad ID, vá a sua página de informações (User Information) do Launchpad, fazendo o login, e localize o seu Launchpad ID. (Este dado é inserido pela própria pessoa no momento do registro no Launchpad)
  7. Bem, agora, se vc possui uma máquina com múltiplos núcleos, sugiro que mude uma linha do arquivo kicadwinbuilder.cmake, presente na pasta onde o kicad-winbuilder foi descompactado.
    1. Encontre o trecho:
      • set( N 0 ) => mude o "0" para o num. de núcleos de sua máquina
      • if( PARALLEL_BUILD
      •     AND EXISTS src/kicad/pcbnew/specctra_keywords.cpp
      •     AND EXISTS src/kicad/pcbnew/dialogs/dialog_freeroute_exchange_help_html.h )
      •     ProcessorCount( N ) comente esta linha inserindo um # no seu início
      •     if( N GREATER 1 )
      •         math( EXPR N "${N} - 1" )
      •     endif()
      • endif()
    2. Trecho modificado (no meu caso, alterei para 4, pois uso um note com o processador i7-720QM. Não sei se posso alterar para o num. de threads, que neste caso são 8)
      • set( N 4 )
      • if( PARALLEL_BUILD
      •     AND EXISTS src/kicad/pcbnew/specctra_keywords.cpp
      •     AND EXISTS src/kicad/pcbnew/dialogs/dialog_freeroute_exchange_help_html.h )
      • #    ProcessorCount( N )
      •     if( N GREATER 1 )
      •         math( EXPR N "${N} - 1" )
      •     endif()
      • endif()
      1. Obs: Fiz esta alteração, pois em meu caso, a função na linha comentada "ProcessorCount()", não estava identificando os múltiplos núcleos.
    3. Agora, vá a pasta onde foi descompactado o kicad-winbuilder, e execute o arquivo make.bat (esta tarefa é muito demorada, podendo chegar a 12 horas ou mais, caso se use um só núcleo - vide item 7)
      1. Obs: pode-se fazer o teste para verificar se a função ProcessorCount(), mencionada acima, irá detectar o num. de núcleos de sua máquina, pois logo no início, na tela do prompt (de comando) do windows, irá aparecer esta informação. Se não aparecer nada, sinal que a função não detectou, ou sua máquina é single-core.
      2. Se fizer este teste, e desejar parar, para por ex., fazer a alteração mencionada no item 7, feche a janela de comando do windows. Sugiro, também, que apague a pasta, e descompacte uma nova a partir do arquivo do kicad-winbuilder, para iniciar uma instalação do "zero".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...