ADSense1

sábado, 31 de janeiro de 2015

Gerador de rampa linear com um amp op

Print Friendly and PDF
Fig. 1 - Gerador de Rampa
O circuito apresentado na fig.1 utiliza apenas um amp op. Este gera, a partir de um degrau de entrada, uma rampa com com um slew rate aproximadamente constante. Circuitos baseados em integradores, geralmente requerem três amp op´s.

O amp op é configurado como um seguidor de tensão, com D1 e D2 grampeando a entrada em uma queda de tensão de um diodo acima ou abaixo da saída. Quando a entrada variar em um degrau de 1V ou mais, os diodos manteram a tensão em R2 em aproximadamente 0,3V constante (isto porque a saída seguirá qualquer variação em C1 na entrada não-inversora), criando um slew rate constante na saída de 0,3V/R2C1 [V/s]. A rampa terá esta taxa constante até a saída alcançar 0,3V abaixo da entrada, quando, então, passará a seguir a curva RC ((R1+R2)/C1) até a o valor final quando a saída se igualar a entrada. Para melhores resultados, deve-se fazer R2 bem maior que R1 por um fator de dez ou mais. 

Gerador de rampa melhorado
O amp op U2 amplifica a diferença entre a entrada e a saída de forma a manter os diodos de grampeamento operando até a saída alcance valor muito próximo da entrada, valor este de saída que será menor que a entrada menos o 0,3V do diodo, quanto maior for o ganho de U2 na sua configuração ode amplificar de diferença, dado por 1+(R3/R4). Este ganho não deve ser muito alto, pois causará instabilidades no gerador de rampa. O slew rate de U2 deve ser pelo menos dez vezes o slew rate da saída do gerador de rampa vezes o ganho do amplificador formado por U2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...