ADSense1

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cientistas criam material de carbono tão resistente quanto o diamante

Print Friendly and PDF
Cientistas americanos, liderada por Lin Yang, produziram um material de carbono super-resistente tão forte quanto o diamante. O estudo foi publicado na revista Science no último dia 17.
Os estudos começaram com o chamado carbono-60, que é composto por átomos com alto grau de organização. Em seguida, os cientistas adicionaram um solvente orgânico de xileno entre os átomos dessa substância, verificando como o material reagia. Depois, os cientistas submeteram esta “mistura” a pressões relativamente baixas. Nessas condições, a estrutura do carbono-60 permaneceu inalterada, mas à medida que os pesquisadores aumentaram a pressão ela se modificou.
 
Desta forma, os cientistas descobriram que era possível reorganizar a estrutura dos átomos do carbono. Para tal, eles aumentaram a pressão exercida sobre o material, a níveis muito maiores que a da atmosfera. A presença do solvente foi fundamental, uma vez que na ausência deste, as propriedades desaparecem.
 
Assim, foi produzido um novo material de carbono, com sua estrutura carbônica cristalina e desordenada. Esse material até então, só existia em teorias. "Criamos um novo tipo de material de carbono, comparável ao diamante em termos de resistência mecânica", diz Lin Wang. O cientista explica que após criado sob pressões extremas, este material pode permanecer inalterado em condições normais. 
 
Lin Wang afirma que este novo material de carbono poderá ser usado em diversas áreas, como em mecânica, eletrônica e na indústria em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...