ADSense1

sábado, 15 de setembro de 2012

Lâmpadas Compactas Fluorescentes podem causar danos à pele

Print Friendly and PDF
Estudo recente sugere que a lâmpada compacta fluorescente (CF), preferida no uso doméstico devido à economia de energia elétrica, pode ser um risco para a saúde.

Pesquisadores da universidade Stony Brook   mediram a emissão ultravioleta e a eficiência do revestimento de fósforo das lâmpadas econômicas. Eles encontraram rachaduras significativas de revestimento que são suficientes para permitir a emissão significativa de raio ultravioleta em cada lâmpada. Em um laboratório os pesquisadores expuseram tecidos de pele aos raios e registraram danos por radiação ultravioleta.

"Nos últimos dois anos, alguns relatórios perturbadores surgiram principalmente na literatura Européia indicando que a exposição à lâmpadas CF pode ser responsável por agravar determinadas condições na pele, como o câncer de pele em humanos", afirmam os pesquisadores.
A conclusão do estudo é que as lâmpadas possuem um problema de engenharia. O filtro deste tipo de lâmpada não é confiável e precisa ser melhorado para filtrar de forma mais eficiente a emissão dos raios ultravioletas.

Os pesquisadores sugerem que estas lâmpadas não devam ser dispostas a curtas distâncias como no caso de abajures onde a proximidade entre a luz e as pessoas é bem pequena.

Miriam Rafailovich, organizadora do estudo, explicou que à curta distância, em torno de 50 centímetros, a exposição às lâmpadas CF é "o equivalente a banhos de sol na linha do equador."  Isso não pode ser motivo de alarme para aqueles que têm lâmpadas fluorescentes compactas montadas em luminárias de teto, mas deve ser uma preocupação com lâmpadas de mesa, abajures ou qualquer meio que coloque um distância entra a pessoa e a lâmpada inferior a 50 centímetros. Os pesquisadores recomendam evitar lâmpadas fluorescentes compactas muito próximas e colocá-las atrás das barreiras de vidro ou recintos.

Nota:
“O sol emite radiação que chega à Terra com aproximadamente 1kW/m². Acho muito difícil que o escapamento de UV através do vidro das lâmpadas (que é mínimo já que vidro não deixa passar muito ultra-violeta, mas apenas quartzo) à distância de 50cm corresponda à quantidade de UV no sol do meio-dia.”  Luiz Cândido Motta do Amaral

Fonte: scientific

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...