Refere-se à quantidade total de luz emitida por uma fonte. Unidade de medida: lúmen (lm).
Intensidade luminosa: I
Refere-se à intensidade do fluxo luminoso projetado em uma determinada direção. Unidade de medida:
candela (cd).
![]() |
Intensidade luminosa I é a medida do fluxo luminoso F emitido em um determinado ângulo F |
Iluminância: E
Refere-se ao fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte. Ela é a relação entre intensidade luminosa e o quadrado da distância. Unidade de medida: lux (lx).
![]() |
Iluminância E |
![]() |
Diagrama Polar |
Luminância: L
Unidade de medida: candela por metro quadrado (cd/m2). Refere-se à intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície aparente.
![]() |
Luminância L |
Eficiência energética
Unidade de medida: lumens/watt (lm/W). É a relação entre o fluxo luminoso e a potência consumida. Uma lâmpada incandescente standard clara produz de 10 a 15 lm/W, uma fluorescente compacta DULUX® (OSRAM), de 50 a 87 lm/W, e uma lâmpada de vapor de sódio NAV® (OSRAM), de 80 a 150 lm/W.
Temperatura de cor
Unidade de medida: Kelvin (K). É a grandeza que expressa a aparência da cor da luz. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca é a cor da luz. A “luz quente” é a que tem aparência amarelada e temperatura de cor baixa, 3.000K ou menos. A luz “fria”, ao contrário, tem aparência azulvioleta, com temperatura de cor elevada, 6.000K ou mais. A “luz branca natural” é aquela emitida pelo sol
em céu aberto ao meio-dia, cuja temperatura de cor é de 5.800K.
Cor da luz
A cor da lâmpada pode ser definida em termos de temperatura de cor. Existem três principais categorias:
- Luz quente < 3300K
- Luz fria, entre 3300K e 5000K
- Luz do dia > 5000K
Apesar de terem a mesma cor de luz, as lâmpadas podem ter diferente reprodução de cores.
![]() |
Curva de Distribuição Espectral LUMILUX® (OSRAM) Cor 840 |
Reprodução de cor (Ra ou IRC)
É a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte de luz. A luz artificial, como regra, deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente, ou o mais próximo possível da luz natural. Lâmpadas com índice de reprodução 100 apresentam as cores com total fidelidade e precisão. Quanto mais baixo o índice, mais deficiente é a reprodução de cores. Os índices variam conforme a natureza da luz e são indicados de acordo com o uso de cada ambiente.
Vida Mediana
Unidade de medida: horas (h). É o número de horas resultantes, em que 50% das lâmpadas ensaiadas ainda permanecem acesas.
Fonte: Conceitos Luminotécnicos - OSRAM (hospedado na IFSC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário