
Este material foi elaborado por voluntários, membros da organização Computing at School (CAS), uma organização britânica não-governamental, formada por pessoas comuns, voluntárias, que promove o ensino da computação nas escolas.
Este material aborda os tópicos para uso no RaspBerry PI:
- Scratch - Linguagem de programação criada pelo MIT destinada a criação de games, animações, arte interativa...
- Python - Linguagem de programação que se assemelha ao Perl, Java, Ruby, usada para a produção de uma variedade e aplicações.
- Interface - Aplicações web, email, twitter e o uso do GPIO (General Purpose Input/Output) abordando de forma bem básica: sensores, dispositivos de saída, entradas/saídas analógicas e digitais, dados seriais e paralelos, polling, multitarefa, e interrupções. Sobre a pinagem do conector do GPIO apresentada neste manual, é importante verificar a qual modelo e versão de hardware se aplica (veja http://www.raspberrypi.org/archives/1929).
- Linhas de comando Linux.
Obs: Os capítulos sobre o Greenfoot (ambiente de desenvolvimento visual destinado ao ensino de programação OB com Java) e o GeoGebra (Software gratuito para o ensino e aprendizagem da matemática), não foram incluídos. Estes necessitam da JVM (máquina virtual Java), mas ainda não existe uma JVM otimizada para rodar no Raspberry PI. A Oracle está desenvolvendo uma jvm adequada que faz uso do hardware de ponto flutuante do Raspberry PI (Coming Soon: Java Virtual Machine For Raspberry Pi)
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